segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ilustrações de Gustave Doré - Paraíso Perdido

Paul Gustave Doré (1932 – 1983) foi um magistral pintor e ilustrador francês que, sendo um contumaz apreciador da literatura, empregou seu talento para ilustrar diversos livros clássicos, entre os quais estão Paraíso Perdido, A Divina Comédia, O Corvo, Dom Quixote, Abalada do Velho Marinheiro e várias fábulas, entre tantas outras histórias. Foi um divisor de águas em sua área tamanho era o brilhantismo de suas obras. Ao morrer, legou-nos mais de 10.000 trabalhos.

Paraíso Perdido (Paradise Lost)





















4 comentários:

  1. Essas ilustrações foram acrescentadas ao livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não na época em que o livro foi feito, visto que Doré criou essas ilustrações no século XIX, enquanto Milton é do século XVI.

      Excluir
  2. Você saberia de algum link onde tem o livro com as imagens em português? São belas ilustrações, sempre gostei desse tipo de coisa em livros uma arte para ajudar na mentalização do acontecimento descrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar. Compartilhamos da mesma opinião: penso que o pintor, o ilustrador não procura somente traduzir uma obra literária, mas, sim, dar-lhe uma vida particular, que é parte da vida dele também, de sua criatividade própria. Assim, vemos por um ângulo duplamente artístico (do autor e do ilustrador) a cena que era torrente de palavras.
      Bom, site em português eu não conheço. Mas há este aqui com diversas obras dele. Vale muito a pena conferir: http://dore.artpassions.net/

      Um abraço,
      Marcelo Marques

      Excluir